sábado, 29 de maio de 2010

O projeto

Apresentação

     O campo da educação é reconhecido como espaço fundamental para o desenvolvimento da ciência comunicativa, destacando a expansão da escolarização, pleiteada pelo iluminismo como condição do desenvolvimento do homem e do cidadão, e principalmente, compondo-se como marco indiciário do acesso, uso e apropriação dos conteúdos da mídia. Os meios de comunicação interferem diretamente na formação das pessoas, não há mais como negar a importância de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedagógicos das escolas. A incapacidade de leitura para além dos códigos lingüísticos dos alunos tem sido objeto de reflexão de educadores para identificar as causas e encontrar caminhos para alteração desta realidade. 
     A velocidade das novas tecnologias de informação “reduziu” significativamente o tempo e o espaço, porém a capacidade de reflexão e introspecção não acompanhou a velocidade perceptiva que a geração tecnológica conquistou. Para que o indivíduo se insira de forma ativa e crítica em meio à rapidez e a mistura de informações (verbais, visuais e sonoras), característica da atual era pós-moderna, é necessário adquirir a capacidade de análise e síntese de maneira simultânea. Um processo de formação global do indivíduo deve, entre outras coisas, analisar e sintetizar criticamente a miríade de informações disponíveis e é nessa direção que a educação para a mídia pode funcionar, mediando as narrativas, levantando questionamentos, levando o aluno a fazer relações complexas, conectando idéias distintas, fazendo elaborações pessoais sobre a sua visão da realidade e compartilhando-a no espaço da sala de aula.

Objetivos

     O Projeto Educação dos sentidos: leituras da mídia tem por premissa estimular nos participantes a reflexão crítica acerca dos diversos aspectos da comunicação contemporânea mediada pela mídia – entendida aqui como o conjunto dos meios de comunicação. Por meio de oficinas, debates e produção de alunos, propõe-se atingir os seguintes objetivos: despertar a curiosidade por outros tipos de informação e o desejo de construir; formular reflexões diferentes sobre a realidade política e social do país e do mundo; e promover em seus participantes o desejo por transformação e formação autônoma de opinião.

Finalidade

     A finalidade do projeto é a construção de sentidos na leitura da mídia. A metodologia aplicada é dividida em três etapas sendo elas: Sensibilização: nessa etapa utilizam-se os materiais coletados na mídia ( filmes, programas televisivos, textos, música, imagens, etc) que possibilitem gerar uma associação de idéias permitindo ao aluno fazer relações que só são possíveis pela observação atenta. Provocação e Escuta : nessa segunda etapa é promovido um debate amplo, um espaço para as questões provocativas e que levem ao aprofundamento sistemático da questão abordada. Síntese: o mediador em conjunto com o grupo e após a análise de forma sistemática de pontos importantes do assunto deve sintetizar o assunto por meio de mecanismos de associações utilizando-se das idéias levantadas na etapa anterior. As oficinas ofertadas, por meio do projeto, serão modulares: 

Módulo I 
Mídia Impressa e Fotografia (Análise crítica das mídias impressas onde serão abordados: jornal, revista e outdoors), 

Módulo II 
Rádio e Cinema

Módulo III 
Televisão e Novas tecnologias. (Análise de programas televisivos e o seu impacto na sociedade,análise de “websites”). Como forma de avaliação haverá a produção e resenhas críticas e material relacionado aos módulos.

Público alvo

Alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino