quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sequência didática das Oficinas do Primeiro Ciclo

Título: Direitos sociais das crianças

Datas: 08 de março (Palmeirinha)
            15 de março(Campina do Simão)
            24 de março (Turvo)

Participantes: Marcio Fernandes (Orientador)
                       Luiz Rogério Camargo
                       Felipe Marques
                       Yorran Barone

Descrição das atividades

A publicidade

     Na segunda parte da oficina abordamos como a publicidade, programas e até jogos influenciam na formação de idéias, opiniões e modos de crianças e adolescentes.
     Em um primeiro momento, nos utilizamos do documentário “Criança: a alma do negócio”, dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti. O documentário tem por objetivo incitar a reflexão sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa influenciam diretamente na formação de crianças e adolescentes. Atualmente, nota-se que o lazer dos menores mudou de endereço. As antigas brincadeiras na rua de casa e visitas a amigos dão espaço ao individualismo na frente do computador ou idas aos shoppings e lojas com a finalidade única de aquisição de um determinado produto, muitas vezes esquecidos em um período curto de tempo.
   A abordagem do consumo excessivo destes ainda mostra como um celular ou até mesmo um iate pode influenciar na “felicidade” destas crianças ou adolescente. Para melhor compreensão deste assunto, acompanhe o vídeo abaixo, veja outros exemplos, e entenda claramente a idéia da autora:

Criança é a alma do negócio:



Propagandas abusivas

     Em seguida, ainda falando em publicidade, mostramos duas propagandas abusivas em que são abordados os temas de relacionamento amoroso, habilitação automobilística e independência, sendo que em ambas temos a presença de menores, entre três em cinco anos, como protagonistas.
     A partir do momento que a criança consome este tipo de publicidade, ela acredita que pode ser como aquela vista em sua frente. Isto gera uma reflexão perigosa na mente do menor, pois o leva a crer que namorar ou dirigir, mesmo com pouca idade, é possível. Acompanhe abaixo estas duas propagandas.

Propaganda Claro:


Propaganad Hyundai:



A influência da televisão

     Dentre os veículos midiáticos, o que mais influencia, não só menores, mas a toda população, é a televisão. Atualmente, este meio de comunicação de massa é o mais utilizado pela sociedade. Em um curto espaço de tempo do horário nobre (entre as 20h00min e 22h00min), três integrantes de uma família podem receber e posteriormente consumir tal produto, empresa ou propaganda.
     Imagine-se, pois, que se trata da época de eleições municipais. Às 20 horas se inicia o horário político. O pai, ainda confuso sobre o voto, acompanha o discurso dos candidatos para consolidar sua opinião. Um dos candidatos, se utilizando da malandragem, comenta em seu discurso que sua prioridade é a reforma do posto de saúde local (no momento o principal problema da cidade). O pai acaba acreditando em tal palavra, consome a propaganda pessoal do político e firma seu voto, finalizando este primeiro exemplo.
     Em seguida, se inicia a novela. A mãe acompanha a série desde o início e nota que tal vestimenta da protagonista está à venda nas lojas. Sendo acompanhada pela maioria, estes produtos acabam por se inserir na moda do momento, instigando a mesma a fazer uso de tais produtos.
     Com o término da novela, começam os jogos do campeonato brasileiro. O filho, torcedor fanático, não perde nenhum. No ano de 2007, o Corinthians sofreu o rebaixamento para a segunda divisão do torneio nacional. No ano seguinte foi criado o kit “Eu nunca vou te abandonar”, em alusão a umas das musicas cantada pela torcida. O menino, querendo ajudar o time de coração, consome a propaganda da equipe e compra o kit. O sucesso foi enorme, mais de 40.000 exemplares.
     Tendo em vista essa situação é possível perceber como, em um curtíssimo período, a influência da televisão atinge a vida das pessoas.
     Acompanhe abaixo uma matéria do telejornal “Band Cidade”, e entenda um pouco mais do assunto.

Band Cidade:



     A família também tem alto poder nesta criação infantil. Crianças e adolescentes, muitas vezes, vêem em seus pais um exemplo a ser seguido.
     Este respeito paternal pode ser positivo ou negativo. É o que aborda a propaganda do instituto autraliano “Child Friendly”.
     Acompanhe no vídeo abaixo:

Child Friendly:



Drogas lícitas

     Um problema que vem crescendo bastante nos últimos tempos é o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros pelos menores. Os pais, utilizando-se destas drogas lícitas, diariamente proporcionam a filhos um contato maior com tais substâncias.
     Desde o simples fato de experimentar os estimulantes, o adolescente pode ir aumentando gradativamente a ingestão destes componentes, o que pode culminar em dependência química. Ao chegar neste estado é necessário tratamento. A recuperação se torna difícil e demorada. O apoio e principalmente as atitudes tomadas pela família são essenciais para a libertação do vício.
    Em matéria exibida no telejornal “Bom dia Brasil”, todos estes itens são analisados. Acompanhe abaixo: 

Bom dia Brasil:



Jogos violentos

     Jogos sempre foram umas das grandes diversões do público infantil. Atualmente, com a inclusão digital, um número elevado de pessoas podem usufruir da internet.
     A internet, em um primeiro momento, utilizado como busca de conhecimento, compartilhamento de arquivos e dados, já faz parte do universo dos “games”.
     O lazer oferecido pelas maquinas fascinam o público infantil, contudo, segundo pesquisadores, surgem jogos que podem incitar a violência por parte deste público.
    Muitos são contra a afirmação destes especialistas e o debate: “jogos, incitam ou não a violência?” está em pauta.
    O fantástico, refletindo sobre a questão, publicou uma matéria a respeito. Acompanhe:
Matéria Fantástico:



Atividade desenvolvida

    Como é característico de uma oficina, deve ser desenvolvida alguma atividade prática relacionada ao assunto.
    Nesta oficina optou-se primeiramente pela transmissão do episódio “O Rachador” da conhecida animação “O Pica-pau”.
     Veja o vídeo e em seguida acompanhe qual será a tarefa a ser realizada.

O rachador:



     Após acompanhar o desenho, fica nítido o comportamento desrespeitoso do pássaro para com o policial. A atividade consiste em saber quais foram às infrações realizadas pela ave. Entre elas estão: desacato a autoridade, ultrapassar o limite de velocidade e falsidade ideológica.
     Para os adultos, estes pontos abordados no desenho vão ser, na maioria das vezes, motivos de risos. Já para as crianças é mais um meio de influência.
     Muitas vezes chamado de “desenho infantil”, fica claro o público-alvo. Contudo, como tudo que acompanhamos nesta oficina, os desenhos são fortes meios de influência. Como visto nas duas primeiras propagandas apresentadas, a criança vendo que o pássaro zomba e apronta com o policial pode achar-se no direito de fazer o mesmo, desrespeitando autoridades, idosos e principalmente seus pais.

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