quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sequência didática das Oficinas do Segundo Ciclo

Título: Agricultura familiar e educação para o campo.
Datas:  08 de abril (Palmeirinha),
            22 de abril (Campina do Simão)
            22 e abril (Turvo)


Participantes: Ariel José Pires (Orientador)
                       Luiz Rogério Camargo
                       João Sinhori

Descrição

     O tema que envolve o segundo ciclo de oficinas do projeto Educação dos Sentidos é “Agricultura Familiar”. A oficina foi ministrada pelo professor Ariel José Pires, professor do DEHIS da UNICENTRO, e pelo aluno João Sinhori, graduando do curso de História. Com o objetivo de interagir diretamente com os alunos do ensino médio, suas realidades sociais e econômicas, a oficina levantou questionamentos e indagações que explicitamente vão ao encontro de tal realidade, esclarecendo dúvidas sobre os atuais problemas agrários do país e suas possíveis soluções.
     Com uma abordagem teórica, mas também prática, em torno de conceitos como reforma agrária, modos de produção, mão de obra, família, agricultura para exportação, agricultura de subsistência, globalização e êxodo rural, os ministradores tiveram a chance de conhecer o contexto econômico das famílias dos adolescentes que trabalham no campo. A partir disso, foi possível dividir experiências didáticas que auxiliam para própria compreensão da realidade social por parte dos alunos. De forma inerente às práticas escolares, as oficinas se mostraram eficientes e esclarecedoras, tomando-se como referência as discussões em torno do tema e a atividade prática que se seguiu.
     A oficina foi nomeada “História em Canção” e procedeu da mesma maneira nas três escolas. Primeiramente, foram discutidos os conceitos acima citados dando ampla liberdade de discussão para os alunos, justamente para que os ministradores se interassem da realidade de cada aluno e suas especificidades. Em um segundo momento, partimos para atividade prática que buscava, ao mesmo tempo, delinear as opiniões dos alunos e corroborar para o entendimento das questões levantadas durante a oficina.
A atividade se constitui da seguinte forma:

1-    Os alunos ouviram e assistiram clipes de diferentes estilos musicais (hip-hop, rap, MPB, musica nativista) e escolheram um de suas preferências para referenciar a atividade.

A dança do desempregado:




Castelo de Madeira: 



Cio da Terra:




Coração de estudante:



2-    Foram distribuídos materiais como revistas, jornais e cartolinas para que os alunos, que formaram grupos de 3 ou 4, fizessem uma colagem, tendo como base a letra e as imagens do clipe musical.

3-    Finalizado o processo de colagem, os alunos discutiram sobre suas escolhas e as interpretaram perante os outros grupos.

4-    O material coletado juntamente com seus autores foi filmado para que fosse feito um clipe utilizando a música escolhida pela turma.

     Para finalizar a oficina e mostrar resultados aos alunos, incentivando as mais variadas práticas de ensino, foi montado o clipe mostrando tanto as etapas iniciais como finais da atividade. Por coincidência a música escolhida nas diferentes escolas foi “Castelo de Madeira” do grupo de hip-hop “A Família”.

Clipe 2º ciclo Palmeirinha: 



Clipe 2º ciclo Campina do Simão:



Reportagem 2º ciclo Campina do Simão:

Nenhum comentário: