quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sequência didática das Oficinas do Terceiro Ciclo

Título: A representação da mulher pela mídia

Datas: 27 de maio (Palmeirinha),
            28 de maio (Campina do Simão)
            31 de maio (Turvo)

Participantes: Maria Cleci Venturini (Orientadora)
                       Luiz Rogério Camargo
                       Ana Gabriela de Souza
                       Camila Machado

Descrição

     Nesta oficina o objeto de estudo foi a mulher e a representação dela pela mídia. Essa representação suscita a questão da violência social, moral e física em torno figura feminina. Para situar e discutir essa questão, destacamos a Lei Maria da Penha, seus objetivos, a relevância social da lei e os efeitos sociais dela na sociedade atual.
     Em relação à teoria, centramos as discussões na memória que ressoa no eixo da formulação por meio de propagandas que usam a imagem da mulher e a constituem como objeto, fazendo emergir imaginários em torno da figura feminina como objeto e também em relação à propaganda e publicidade, cujo objetivo é, em tese, vender não só produtos, mas também ideias.
     O tema foi desenvolvido a partir das seguintes seqüências:

1º) Apresentação do tema:   A representação da mulher pela mídia.

2º) Diferenças entre publicidade e propaganda.

3º) Reflexões em torno da sociedade patriarcal e das conseqüências desse tipo de sociedade em relação à representação da mulher.

4º) Apresentação de quatro textos publicitários que enfocam a mulher (três de cerveja e uma de produto de limpeza).

Kaiser:


Kaiser 2:




Skol:




5º) A partir da apresentação desses textos foram discutidos imaginários em torno da mulher, como objeto nos textos publicitários da cerveja e como dono de casa, preocupada somente com a limpeza – texto de produto de limpeza.

6º) Observação da estrutura do texto: que mulheres aparecem? Como elas são mostradas? Quem está em torno delas e constitui junto com elas o texto?

7º) Todos esses textos suscitam a questão: existe na sociedade hoje a mulher representada nesses textos? As mulheres são sempre belas – como as apresentadas nas propagandas de cerveja?  Ou sempre submissas, desprendidas e preocupadas com a limpeza como aquelas representadas nos textos centradas em produtos de limpeza? Qual a diferença entre a mulher Real e a Mulher Idealizada?

8º) Lei Maria da Penha – apresentação da  mulher que lutou por essa lei e o alcance dela, bem como as implicações sociais e morais dessa lei.

Maria da Penha: 
 

9º) Apresentação de propagandas que veiculam imagens que chocam, em relação à violência contra a mulher, dentre estas imagens, destacamos as de mulheres feridas, violentadas, interditadas, reprimidas, etc.

10º) Avaliação: os alunos, dispostos em círculo, elaboraram frases para expressar por que a mulher deve ser respeitada. Os depoimentos foram gravados para a produção de um videoclipe:

Clipe 3º ciclo Palmeirinha:




Clipe 3º ciclo Turvo:




Clipe 3º ciclo Campina do Simão:

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