Título: A representação da mulher pela mídia
Datas: 27 de maio (Palmeirinha),
28 de maio (Campina do Simão)
31 de maio (Turvo)
Participantes: Maria Cleci Venturini (Orientadora)
Luiz Rogério Camargo
Ana Gabriela de Souza
Camila Machado
Descrição
Nesta oficina o objeto de estudo foi a mulher e a representação dela pela mídia. Essa representação suscita a questão da violência social, moral e física em torno figura feminina. Para situar e discutir essa questão, destacamos a Lei Maria da Penha, seus objetivos, a relevância social da lei e os efeitos sociais dela na sociedade atual.
Em relação à teoria, centramos as discussões na memória que ressoa no eixo da formulação por meio de propagandas que usam a imagem da mulher e a constituem como objeto, fazendo emergir imaginários em torno da figura feminina como objeto e também em relação à propaganda e publicidade, cujo objetivo é, em tese, vender não só produtos, mas também ideias.
O tema foi desenvolvido a partir das seguintes seqüências:
1º) Apresentação do tema: A representação da mulher pela mídia.
2º) Diferenças entre publicidade e propaganda.
3º) Reflexões em torno da sociedade patriarcal e das conseqüências desse tipo de sociedade em relação à representação da mulher.
4º) Apresentação de quatro textos publicitários que enfocam a mulher (três de cerveja e uma de produto de limpeza).
Kaiser:
Kaiser 2:
Skol:
5º) A partir da apresentação desses textos foram discutidos imaginários em torno da mulher, como objeto nos textos publicitários da cerveja e como dono de casa, preocupada somente com a limpeza – texto de produto de limpeza.
6º) Observação da estrutura do texto: que mulheres aparecem? Como elas são mostradas? Quem está em torno delas e constitui junto com elas o texto?
7º) Todos esses textos suscitam a questão: existe na sociedade hoje a mulher representada nesses textos? As mulheres são sempre belas – como as apresentadas nas propagandas de cerveja? Ou sempre submissas, desprendidas e preocupadas com a limpeza como aquelas representadas nos textos centradas em produtos de limpeza? Qual a diferença entre a mulher Real e a Mulher Idealizada?
8º) Lei Maria da Penha – apresentação da mulher que lutou por essa lei e o alcance dela, bem como as implicações sociais e morais dessa lei.
Maria da Penha:
9º) Apresentação de propagandas que veiculam imagens que chocam, em relação à violência contra a mulher, dentre estas imagens, destacamos as de mulheres feridas, violentadas, interditadas, reprimidas, etc.
10º) Avaliação: os alunos, dispostos em círculo, elaboraram frases para expressar por que a mulher deve ser respeitada. Os depoimentos foram gravados para a produção de um videoclipe:
Clipe 3º ciclo Palmeirinha:
Clipe 3º ciclo Turvo:
Clipe 3º ciclo Campina do Simão:
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